sábado, 3 de maio de 2008

Filme: Garganta do Diabo

O filme Garganta do Diabo, do diretor Mike Figgis, é um típico drama cheio de suspense.
Leah Tilson (Sharon Stone) e Cooper Tilson (Dennis Quaid) são casados e têm um casal de filhos. Leah é uma típica executiva de Nova York, e Cooper é um aspirante a cineasta que ainda não conseguiu se encontrar na carreira profissional.
Levam a vida agitada comum a quem vive nas grandes cidades, sempre às voltas com compromissos, horários, responsabilidades com os filhos, enfim, vivem na correria.
Depois que o filho caçula do casal quase é atropelado por um "maluco" do trânsito da cidade, decidem tentar uma nova vida longe de Nova York, e compram um casarão antigo no interior, crentes de que serão mais felizes e terão uma vida mais saudável longe de todo o agito da vida que levavam.
O tal casarão teria sido uma próspera fazenda no passado, e estava em ruínas, pois havia sido penhorado pelo Banco em razão de o proprietário não ter conseguido pagar a hipoteca.Iniciam então um mutirão para tornar o casarão habitável, e neste processo vão tomando contato com a história do lugar, repleta de "mistérios".
Cooper resolve fazer um documentário sobre a história da Fazenda, pois tem a sua disposição muito material (fotos, filmes, cartas, roupas, etc.), e através de sua "investigação" vai descobrindo coisas cada vez mais suspeitas. Paralelamente, contrata o ex-proprietário do local Dale Massie (Stephen Dorff) para ajudar na reforma, mas logo iria se arrepender de trazer este estranho homem para o convívio de sua família.
Arrependeria-se, porque através de suas investigações, e pelo próprio comportamento de Dale Massie, ele descobriria que Dale, matou a mulher e os dois "filhos" naquela mesma casa, e os jogou em um poço (Garganta do Diabo).
Enfim, o fato de ter mecionado aqui esse filme, não é porque seja estupendo, ou digno de um oscar.O que me interesou foi que, por trás de todo o seu "suspense", e por menores, há um criminoso. Dale Massie, cujo qual, matou mulher, filhos, pai e a cherife da cidade.
Interessante notar, que este criminoso, seria um produto do meio, um produto da sociedade, com convivio de pessoas em que estava inserido. Isso devido ao fato de: ter tido um pai que o humilhava constantemente, e mesmo pouco antes de ser morto por Dale o humilhou (mas isso não o justifica, de ter matado o pai), estranhos intrussos em sua casa, vendo suas fotos, seus vídeos, sua intimidade...
Todas as atrocidades cometidas por Dale Massie não justifica nada do que ele fez, mas é interessante notar, que ele nada mais é, do que o resultado de tudo que ele recebia dos que os cercavam.
P.S.: Acredito que tal comentário se torne importante, a parti do momento em que fazemos um paralelo com nossa realidade de vida.
Beijos... Miss Dany~*








Nenhum comentário: